x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
Português | English | Français | Español

Aproveitamento Hidroelétrico de Fridão (Caracterização dos Sistemas Ecológicos)


Data 2009 / 2012
Tipologia Estudos Ambientais
Valor do Projeto ---
Descrição
O projeto do Aproveitamento Hidroeléctrico do Fridão é um dos projetos que integra o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), tendo localização prevista no curso principal do rio Tâmega, um dos principais afluentes da margem direita do rio Douro.
 
A albufeira de Fridão, com uma extensão de cerca de 35 km, abrange território dos concelhos de Amarante, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto e Ribeira de Pena. A albufeira da barragem de jusante estende-se desde um local a montante da foz do rio Ôlo, até à barragem de Fridão, e tem aproximadamente 4,2 km de extensão, abrangendo apenas território dos concelhos de Amarante e Celorico de Basto.
 
O projecto foi sujeito em fase de Anteprojeto, a procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) “Aproveitamento Hidroeléctrico de Fridão”, que concluiu pela emissão de parecer favorável à alternativa com o Nível de Pleno Armazenamento (NPA) à cota 160.
 
No âmbito do projeto foram efetuadas caracterizações minuciosas às diferentes componentes ecológicas presentes na área de estudo, no intuito de avaliar os impactes ambientiais do projeto, bem como definir medidas de minimização e compensação viáveis.
 
Os estudos realizados abrangeram os diferentes grupos biológicos, nomeadamente:
 
     > Ictiofauna, fauna aquática e ecossistemas aquáticos, incluindo a malacofauna e estudos sobre conectividade lótica;
     > Herpetofauna (anfíbios e répteis);
     > Mamofauna com estudos específicos para grupos sensíveis como os quirópteros, e espécies de relevância em termos de estatutos de conservação como o lobo-ibérico (Canis lupus) e a toupeira-de-água (Galemys pyrenaicus);
     > Avifauna com particular enfâse nas aves rapinas nocturnas e diurnas;
     > Flora e habitats de acordo com as classificações da Directiva Comunitária;
     > Flora briofítica e liquénica.
 
Os trabalhos envolveram por outro lado a definição de estratégias e soluçõe concretas para o restabelecimento da conectividade lótica, bem como para a valorização de habitats.

 

 

Avifauna

Prospeção de abrigos de morcegos

Caracterização da herpetofauna (lagarto-de-água)

Caracterização de flora e habitats

 

Copyright © 2024 Agri.pro Ambiente | by JRPinto | Powered by LV Engine